top of page

Porque sua empresa deve incentivar avaliações online em 2018


Porque você deve incentivar reviews

Você deve ter lido sobre o The Shed at Dulwich, restaurante falso criado pelo jornalista Oobah Butler que chegou à posição número 1 no ranking do TripAdvisor em Londres. A farsa, amplamente documentada na virada do ano, pode ter colocado freios em muitas empresas que não possuem uma estratégia clara de incentivar e gerenciar avaliações online de seus clientes.

Não caia nesta armadilha.

Veja 4 motivos para incentivar avaliações online em 2018:

Motivo 1 - Avaliações online podem ser mais decisivas que descontos para fechar uma venda

Pesquisa sobre bens duráveis e eletrônicos nos EUA, divulgada no final de janeiro/2018 pela YA, encontrou os seguintes fatores para que o cliente compre de uma empresa, por ordem de relevância:

  1. Qualidade - 32,4%

  2. Preço - 26,6%

  3. Experiência anterior com a marca - 18,3%

  4. Avaliações online favoráveis - 11,7%

  5. Ofertas / descontos - 7,3%

  6. Crença de que se trata da marca mais respeitada na categoria - 3,4%

  7. Outros - 0,3%

Reparou que avaliações online são mais importantes que descontos? Além disso, ofertas e preços baixos reduzem a margem, prejudicando a lucratividade de sua empresa.

Motivo 2 - Clientes lêem avaliações online em diversas categorias, independente da idade

De cafés e restaurantes (60% dos respondentes), passando por hotéis e pousadas (40%) e serviços de saúde (35%) até chegar em contadores e serralheiros (pouco mais de 10%). Clientes lêem avaliações online de uma gama bastante grande de categorias:

BrightLocal

Somado a isso, considere que alguns negócios dependem mais ainda de avaliações online de acordo com estudo da Vantiv Technologies. São aqueles em que os clientes adquirem:

  • Itens com alto preço

  • Produtos e serviços de marcas desconhecidas

  • Algo que não estão acostumados a comprar / baixa frequência

  • Presentes para outras pessoas

Muitos consideram que as avaliações online são mais importantes em categorias voltadas ao público jovem, o que não é verdade. Segundo a GlobalWebIndex, jovens internautas postam mais avaliações que internautas maduros, mas internautas maduros tendem a considerar mais as avaliações online em seu processo de compras. No gráfico abaixo, dividido por faixas etárias, em vermelho está o percentual de quem posta e em preto o percentual de quem lê:

eMarketer

Anote aí: independente da faixa etária de seu público, ele é influenciado por avaliações online.

Motivo 3 - Clientes acreditam mais em avaliações online a cada ano, mesmo sabendo que algumas são falsas

É o que demonstra pesquisa da BrightLocal com 1.031 respondentes nos Estados Unidos. Os entrevistados foram questionados sobre se confiam em avaliações online tanto quanto em recomendações pessoais:

Apesar do grupo do NÃO ter permanecido estável nos 4 anos - entre 16% e 20% dos respondentes -, os percentuais somados de quem 'confia sempre' e de quem 'confia se acredita que as avaliações são autênticas' têm crescido de forma significativa. Eram 22% em 2014 e atingiram 44% em 2017.

A mesma pesquisa apontou que apenas 21% não leram uma avaliação falsa em 2017. Ou seja, em grande parte, os clientes têm identificado manipulações de avaliações.

Motivo 4 - Quantidade de avaliações e respostas a clientes ganham importância

Não basta mais ter uma média alta: quantidade de reviews e respostas dos estabelecimentos estão ganhando mais peso. Isto parece ser uma resposta dos clientes às avaliações falsas, pois eles passam a confiar mais no volume vindo da comunidade que em avaliações específicas.

É o que diz pesquisa da BrightLocal:

BrightLocal

Portanto, estabelecer uma política de incentivo para que mais clientes avaliem seu negócio faz bastante sentido.

O que fazer com estas informações

Para atingir um bom desempenho em avaliações online, sua empresa deve buscar:

  • Presença nos principais sites de avaliações, como Google, Facebook e aqueles específicos de sua indústria (iFood, TripAdvisor etc)

  • Obter média alta nas avaliações online, oferecendo um produto ou serviço de acordo com as expectativas do cliente

  • Aumentar quantidade e recência de reviews, solicitando aos clientes - principalmente os mais jovens - que avaliem seu negócio. Há ferramentas que automatizam isso, como as Avaliações Expressas do TripAdvisor

  • Responder avaliações, especialmente as negativas

  • Observar a concorrência, principalmente se seus competidores tiverem um trabalho efetivo relacionado a avaliações online

Em 2017, o Bank of America divulgou que 51% dos donos de pequenos negócios nos Estados Unidos não consideram importante acompanhar avaliações online e dar feedback a seus clientes em redes sociais.

Não esteja neste time em 2018.

Ps.: as pesquisas são referentes ao comportamento de compra no hemisfério norte. Você acredita que em terras brasileiras este comportamento é similar?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
No tags yet.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Fale conosco

Obrigado! Mensagem enviada.

Nome Fantasia: Prosperitas Consultoria em Marketing

Razão Social: Hartmann & Hartmann Gestão de Empresas Ltda.
CNPJ: 93040830000123

bottom of page